quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Ciclista deverá ter autorização para circular em Balneário Camboriú

Elias Silveira
da Redação NotíciaJá



Balneário Camboriú, SC – A líder do prefeito na Câmara, Christina Barrichello (PPS), apresentou proposta que se aprovada pelos vereadores e sancionada pelo prefeito Edson Periquito (PMDB) vai exigir autorização (documento de habilitação) para todos os ciclistas que circularem nas vias públicas de Balneário Camboriú. Prevê o projeto que os condutores de bicicleta participem de curso de capacitação a cada quatro anos, com duração de quatro horas, para obterem a habilitação.

A proposta prevê punição para os infratores que deverão ter os seus veículos apreendidos. As bicicletas serão catalogadas, etiquetadas e lacradas durante o período de apreensão. A liberação somente acontecerá depois do proprietário apresentar a carteira de autorização e pagar multa de uma Unidade Fiscal do Município, atualmente R$ 151,91.

O Departamento Municipal de Trânsito será o responsável pela emissão da carteira. Os cursos acontecerão uma vez por mês nas escolas da rede municipal de ensino.

A fiscalização ficará a cargo dos agente municipais de trânsito e Polícia Militar, através de convênio com a Prefeitura. E, no caso dos menores, entre seis e 16 anos, a liberação da bicicleta somente acontecerá com a presença de um dos pais ou responsável legal do infrator.

OPINIÃO – Depois de se auto-intitular Carlota Joaquina, a princesa do Brasil, a líder do prefeito na Câmara, Christina Barrichello, aparece novamente com esta “pérola”. Antes de exigir que ruas principais como as avenidas Atlântica, Brasil e do Estado tenham ciclovias, ela quer que o ciclista tenha a sua CMH (Carteira Municipal de Habilitação).

Se a proposta for aprovada ainda neste ano, o comércio vai ter uma redução drástica na venda de bicicletas. Não está na proposta, mas os menores de seis anos estariam impossibilitados de circular com suas bicicletas (de rodinhas) e assinariam um termo circunstanciado se fossem pegos circulando sem habilitação.

A vereadora, que pertence (u) a Casa da Criança e sempre se considerou uma defensora da infância, estará também colocando na vala comum dos “infratores” aqueles ciclistas entre seis e 16 anos. Se eles não conseguirem a regularização, poderão até ser recolhidos para um Centro de Internamento Provisório, como acontece com os pequenos infratores.

Talvez um único ponto positivo que se obtém, analisando o projeto de lei, seja o que a vereadora Christina reconhece que a guarda municipal armada e pronta para atirar, não serve para combater esta infração. E aí pede ajuda para a Polícia Militar.

O QUE VOCÊ ACHA DESTA PROPOSTA. FAÇA O SEU COMENTÁRIO

28 comentários:

  1. Não sei o que essa vereadora está fazendo lá, ela só tem idéia de jerico. Ela não tem mais o que fazer? Que se empenhe e vá tratar de coisas sérias, como acabar o hospital, 5ª avenida, binário, etc.....

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente o vereador Claudir, abriu a vaga para ela, pois se dependesse da maioria população esta senhora, suplente de vereador, nunca mais voltaria a ocupar o cargo de vereador desta cidade. Porém agora como são um casal, duvido que ela saia de onde está, pois daí o lucro do casal é em dobro.

    ResponderExcluir
  3. É uma vergonha para nós mulheres termos somente uma representante na Câmara, e esta ser a Cristina, ela é muito despreparada e também desequilibrada. Parece que nestes anos todos de política a única coisa que aprendeu foi tirar vantagem, e mudar de lado na hora certa. Agora fica inventando moda. Vai trabalhar.

    ResponderExcluir
  4. Se não pagar nenhuma taxa anual e o tal curso conscientizar os ciclistas, para que, principalmente, utilizem os equipamentos de segurança e respeitem as leis de trânsito, coisa que em Balneário não existe....pode até ser uma boa idéia...do contrário, será mais uma lei de pizza.
    E pergunto: e quem vai visitar Balneário, como eu, que levo a minha bike embaixo do braço, como deverei atuar? Se na minha cidade, em Salvador, não existe tal legislação?

    Lucia Saraiva
    adm. do site www.amigosdebike.com.br e líder do grupo homônimo em Salvador/Ba.

    ResponderExcluir
  5. Pois é, Cristina Barichello, teve coragem de dizer que nunca participou de esquema de enriquecimento algum na política de Balneário Camboriú. Mas usou a Casa da Criança para fazer política, usou o Maraschim,que alegou que não recebeu o combinado, invadiu o escritório do pai dela e fez o maior quebra-quebra. Do que será sobreviveu estes anos todos. Da mesada do ex-marido? Do salário de vereadora? E o que aprontou quando foi presidente da Câmara? E agora agarradinha com o ex-menino pobre do bairro dos Municípios, o Claudir Maciel. É a vida! E benfeito aos eleitores dela, que devem ter recebido milhares de pragas.

    ResponderExcluir
  6. Nossa é isso que os vereadores ficam fazendo na Camara? Tendo ideia toscas?
    Eles deveriam colocar ciclovias nas Avenidas Brasil e Atlantica, isso sim é uma boa ideia.
    Ou colocar "os guardinhas" pra multar os carros que passam raspando das bikes (isso é leia sabia?).
    Se essa lei der certo, vou pedir pro meu pai repensar se vai dar uma bike pro meu irmãozinho. Acho que não vai valer a pena.

    ResponderExcluir
  7. A gente pensa que já viu tudo desta turma de doido administrando a cidade e ainda vem esta metida a cor de rosa doida? Ela já pode mudar a cor de campanha pra roxo... Vai pensar em ruas mais adequadas a ciclistas primeiro. Isto é total falta de assunto pra chamar atenção, depois de falar em tirar placas na cidade em plena "venda" pra propagandas da administração durante a aniversário que não era 45, mas 450 num bolo mais doido ainda. Ta todo mundo louco, oba.

    ResponderExcluir
  8. elias silveira continue sempre com seus comentarios sarcasticos por aqui mesmo.Voce e o Marzinho(PG3)tem sido os unicos corajosos destes ultimos comentários da imprensa regional. Continue assim...

    ResponderExcluir
  9. Caríssimos amigos, chegamos a era da infâmia e da loucura total, onde ladrões profissionais exibem orgulhosos seus feitos ao não serem apanhados pela polícia enquanto crianças, ou "menores infratores" serão obrigados a assinar termos circunstanciados por "dirigirem" - equilibradas por pequenas rodinhas - suas pequenas biclicletas sem o uso da carteira municipal de habilitação (conforme dita a LEI).
    Aos cicloturistas, reservaremos então (se é que é possível), um passaporte especial, que deverá ser expedido pelo Departamento Municipal de Trânsito, depois de conseguir, se tiver sorte, participar do curso de capacitação, já que ele só acontecerá uma vez por mês.
    Penso que a polícia deverá fazer, diariamente, "blitz" em frente as escolas e demais intituições de ensino, a fim de apanhar possíveis infratores, sem habilitação, ou com a mesma vencida. Fico imaginando quantas renovações deverão ser feitas ao longo da vida escolar dessas pessoas, até que cheguem a sua maioridade.
    Entre longos outros absurdos desta infame notícia, fica a cara deslavada desses vereadores que dão crédito a esse tipo de vergonha.
    Ainda resta a esperança de que um dia teremos uma cidade, capaz de receber os bravos ciclistas que tentam sobreviver a essa selva que é o trânsito da nossa cidade, diante da pouca ou nenhuma educação de muitos motoristas que circulam pelas nossas ruas.
    Dos "bicicleteiros" e "motoloucos" esperamos um pouco de juízo. Aos bons motoristas, nosso agradecimento e aos que não tem o que fazer e inventam leis como essa pra vigorar, um grandioso "vão plantar batatas"!!!

    Att,


    Francine

    ResponderExcluir
  10. isaqueborba@gmail.com22 de outubro de 2009 às 04:37

    Te escrevo não é para comentar o absurdo da carteira de bicicleta da Carlota, que tá mais doida que a Maria I.
    Mas sim para comentar tua visita ao Caturrita. Se o Caturrita te liga pela 2ª vez, é porque ele vai querer te cooptar. Com o Jair, caiu o penúltimo amiguinho de primeira viagem que ele tinha, resta ainda Mantelli - que não deve durar muito.
    Ele vai fazer um governo de inimigos e de oportunistas - Que Deus o acude! Pra isso ele vai pedir ajuda ao Profeta Elias - o arrebatado. "Quirido" vai lá e bota fogo no altar do Rei Acabe - como antigamente - faz descer fogo do céu - Amém?
    Tu vais ser a tábua de salvação dele.
    Abçs


    Isaqueborba

    ResponderExcluir
  11. Deste assunto posso falar com propriedade, eu que sou ciclista e descobri na bike um dos prazeres da vida. Contudo, e qto aos muitos que dependem do uso da bicicleta como meio de transporte, o que aqui em nossa cidade é fato notório? Aqui exponho a minha total indignação. Isso é o que dá colocar gente despreparada no poder! O dever dos Vereadores é criar leis (soluções) para problemas reais da cidade, não o contrário, criar problemas. Pensar que ao invés de criar ciclovias para a segurança de todos (não só do ciclista) esta Sra. está obviamente propondo a "inibição" do usa da Bike (e aqui entenda-se a proibiçao, pq uma coisa leva a outra). Espero que os outros Vereadores tenham maior dissernimento na hora da votação, e esse verdadeiro absurdo não se torne uma realidade. Carteira de Habilitaçao Municipal para Ciclistas... que piada vergonhosa! Só aqui em BC, ocorrem essas pérolas, pq infeliz o despreparo está tomando conta do governo a nossa bela cidade!

    ResponderExcluir
  12. O que ela pretende com isso? Melhorar as condições de circulação ao ciclistas, ou tirar dinheira daquelas pessoas, que normalmente já tem menos posses, e utilizam a bicicleta como meio de transporte e ainda por cima ajudam a não poluir a cidade. Sinceramente, isto é uma imbecilidade sem tamanho. A polícia ficará encarregada de prender os infratores, enquanto que se alguém tiver sua bike roubada, será que polícia irá atrás do ladrão ??? Me responda vereadora, sou de Curitiba, mas vou fazer questão de andar por Camboríu de bike neste verão. O povo dai que se ajite, e tirem essa senhora por que é brincadeira isso viu !

    ResponderExcluir
  13. Alguem interna essa mulher pelo amor de Deus !!!!!

    ResponderExcluir
  14. Por que ela não cria um projeto para aumentar as ciclovias, o que diminuíria os acidentes com ciclistas, em vez de fazer uma sacanagem dessas?
    Desculpe, vereadora, mas isso é burrice! E das grandes.

    ResponderExcluir
  15. marcos perrone vereador bombinhas/sc infelizmente isso esta na contramao das vias de fato em vez de tarmos empenhados em atender melhorias a quem esta de fato ajudando ecologicamente e incentivando a nao emissao de poluentes estamos penalizando e o estatuto da criança/adolecente vao andar de bicicleta virtual? como fica forte abraço e ciclovias ja

    ResponderExcluir
  16. CORREÇÃO
    marcos perrone-vereador bombinhas/sc infelizmente isso está na contramão das vias de fato. Em vez de estarmos empenhados em melhorar oque ajuda ecologicamente, e incentivar a redução da emissão de poluentes estamos penalizando os mesmos. E oestatuto da criança/adolecente, como fica? Vão andar de bicicleta virtual?
    Forte abraço e CICLOVIAS JÁ!

    ResponderExcluir
  17. hauahuhaua

    cala a tua boca.
    vai tira esses drogado da rua, e para com essas idéia de jirico.
    Vai trabalha.
    Quem é você pra determina se eu posso ou não anda de bicicleta.

    Vai anda com teu fusquinha rosa e para de encomoda quem tem que trabalha.

    Até mais Sua Loca.

    ResponderExcluir
  18. É UM ABSURDO ESSA IDÉIA, NÃO SÃO CAPAZES DE GARATNTIR UMA VIA EXCLUSIVA PARA BIKES, QUE TEM QUE DIVIDIR A RUA COM MOTORISTAS EMRIAGADOS E SEM EDUCAÇÃO, ISSO SIM SERIA DE PROBIR. NOSSO VEÍCULO NÃO POLUI, NÃO FAZ BARULHO, É SAUDÁVEL, E QUEREM QUE PAGUEMOS PRA USÁ-LO?????? ESSA MULHER É NO MÍNIMO UMA LOUCA INFELIZ, FOI PRA ISSO QUE SE ELEGEU???? VÁ SE INTERNAR.

    ResponderExcluir
  19. Poxa... axu q a Tia PINK deveria propor na camera uma proposta de 1 dia sem carro em BC, e diminuir a emissao de gas carbonico...

    Nthasc...

    ResponderExcluir
  20. "escuta essa"

    To eu caminhandooo pela av Brasil .. sentido Barra sul .. unico lugar da avenida onde tem ciclovia, pois bem ...
    Quando me deparei com um carro estacionado na ciclovia...eeee.. 2 agentes d transito (a viatura deles estava fora da faixa).. Um dos agentes conversava com a motorista, ou melhor advertia...Multa? não não...
    A moça seguiu estilosa, ou melhor no seu fiat stilo. E os agentes de transito seguiram no "jeitinho brasileiro".

    Antes de propor "licença" vamos agilizar na camêra uma proposta de ciclovia hein Que tal?

    Ahhh tenho uma outra ideia.. Q tal uma cartilha? assim pra todos.. ciclistas, pedestres, motoristas, turistas... SIM porque é sempre bem vindo bons modos no transito!!!

    ah soh uma perguntinha, estará incluso nessa taxa equipamentos de segurança? .. sim porque vamos precisar.

    Eu pedalo, e você?

    ResponderExcluir
  21. Prezado Elias!

    Li em sua coluna de hoje no Diarinho, seu comentário sobre a o projeto que está na Câmara de Vereadores para implantar carteira para ciclista. Acho que não devemos chegar a tanto, basta que as autoridades responsáveis pelo transito da cidade, determinem a fiscalização do transito das bicicletas pela cidade, seguindo as regras de transito estabelecidas no Código Nacional de Transito, pois a bicicleta é considerada um veículo de propulsão humana.

    Já mandei um e-mail para o gestor de transito sobre o problema das bicicletas e outros assuntos sobre o transido na cidade, mas parece que nada mudou até agora. Abaixo segue cópia do e-mail que enviei para o FUNTRAN em 25.03.2009.

    Um abraço

    Walmor Carpes Filho

    Transito da cidade‏

    Prezados Senhores;

    Tenho notado o transtorno que tem causado os ciclistas que insistem em andar no calçadão da avenida Atlântica com as suas bicicletas, pois com o movimento não é raro encontrar pessoas sendo atingidas pela bicicletas. Também eles transitam nas ruas na contramão, e furam o sinal vermelho das sinaleiras, colocando em risco a própria vida, e causando apreeensão aos motoristas. A bicicleta é um veículo de propulsão humana, e está sujeito as regras de transito. Já fiz várias reclamações aos agentes e transito e aos policiais militares, mas os mesmos dizem que não podem fazer nada para colocar ordem na situação. Acho que está na hora da Prefeitura baixar uma norma disciplinando o assunto, se preciso utilize a polícia para apreender as bicicletas dos infratores, e cobrar uma multa para retirá-las do depósito. O que não pode é a situação continuar com está, atrapalhando o já confuso transito da cidade e colocando a vida das pessoas em risco, pois mortes já aconteceram por causa desse desrespeito as normas de transito.

    Quanto as ruas transversais, que hoje tem mão dupla e estacionamento nos dois lados da rua, sugiro que se coloque placa proibindo o estacionamento em um dos lados, pois a maioria das ruas só comportam três veiculos. A cidade cresceu e o número de veículos já ultrapassou os 50.000, portanto para amenizar os transtornos no transito, medidas devem ser tomadas para facilitar o fluxuo de veículos nas ruas da cidade, proibindo o estacionamento nos dois lados das vias públicas, e em alguns casos utilizando a via apenas como mão única, já que a cidade possui muitas vias transversais paralelas umas das outras, o que facilita a medida a ser tomada.

    Não entendo porque na cidade não existe "a mão Inglesa", como já acontece em outras cidades, que facilita o transito em algumas ruas, cito como exemplo a 2700, mas existem outras que o transito iria fluir melhor, se tivesse a "mão Inglesa" funcionando.

    Atenciosamente


    Walmor Carpes Filho

    ResponderExcluir
  22. Não faz o menor sentido. Os acidentes acontecem por causa dos maus motoristas, não por causa dos ciclistas que desrespeitam mãos de direção, por exemplo. Dificilmente uma bicicleta bate em um carro, é quase sempre o contrário. E os turistas que visitarem a cidade então? Terão sua bicicleta apreendida? Só posso entrar de bicicleta na cidade se eu for para lá um mês antes tirar a habilitação? Já viajei para balneário camboriú de bicicleta, me hospedei em hotel, conheci a cidade toda e deixei meu dinheiro de turista por lá. Um dinheiro que a cidade passará a perder com uma medida absurda como essa.

    ResponderExcluir
  23. Caro Elias, li a materia do diarinho onde nossa querida vereadora Cristina Pink Barriquello prega uma espécie de autorização para conduzir bicicleta, bom amigo, tudo o que se crie como lei de transito, tem que estar amparado no codigo de transito, ou seja,atraves de uma resolução. caso contrario se torna sem efeito uma vez que o municipio não pode criar leis de transito, outra que seria mais uma lei pra cair no esquecimento como a lei seca, que só fez efeito no começo......abraços..Geraldo

    ResponderExcluir
  24. Por esta eu já esperava. E outras propostas virão, com certeza: FALCULDADE PARA FORMAÇÃO DE MECANICO DE BICICLETA. E SO PODER CONSERTAR QUEM TIVER NIVESL SUPERIOR.

    Quanto a carteiras, cursos, acho até que está demorando. Com o aumento de ciclistas, vendas debicicletas, vereadores, politicos irresponsaveis, orgãos e empresas gulosos vêem, logo mais um meio de arrancar dinheiro do povo. E o povo vai pagar. Não duvide de todos os municipios brasileiros acompanharem a loucura. Só espero que a população reaja a mais esta insensatez.
    valci barreto,
    advogado, cicloativista baino,
    editor do bikebook.com.br
    valcibarretoadv@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  25. VALCI disse...

    Por esta eu já esperava. E outras propostas absurdas virão,com certeza: faculdade para consertar bicicleta, faculdade para pedalar, com festa de diplomação, discurso e tudo.

    Quanto a carteiras, cursos, acho até que está demorando. Com o aumento de ciclistas, vendas de bicicletas, vereadores, politicos irresponsaveis, orgãos e empresas gulosos vêem nisso mais um motivo para arrancar dinheiro do povo, inclusive com elaboração de carteira, emplacamento, pagamento de taxas de emplacamento. E o povo vai pagar. Não duvidem de todos os municipios brasileiros acompanharem a loucura. Só espero que a população reaja a mais esta insensatez. Diz-se que "se há algum abusurdo, ele já aconteceu na Bahia." Desta vez a vereadora PINK DE CAMBURIOU superou os baianos no cometimento de loucura como esta. O povo de Camburiou não vai aceitar tamha ignorancia da vereadora. So espero que jamais este povo , morador de um do mais cantos deste pais, deem o troco nas eleiçoes, afastando esta senhora do cenário politico desta magestosa cidadade.

    Cibele, voce não vai deixar , não é?

    Abraçao para cibele, esposo, e este povo maravilhoso de Camburiou, que, entre outras maravilhas mandou para nossa Bahia o estimado, queridissimo ZENA!!

    valci barreto,
    advogado, cicloativista baiano.
    editor do bikebook.com.br
    muraldebugarin.com
    Colaborador da Folha do Reconcavo.
    valcibarretoadv@yahoo.com.br
    valci barreto,
    advogado, cicloativista baino,
    editor do bikebook.com.br
    valcibarretoadv@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  26. Acho que deveriam pensar em ciclovias como alternativa e deixar dessas ideias imbecis, principalmente em um cidade turistica que recebe ciclistas de fora.

    ResponderExcluir
  27. elias onde estão as noticias do blog???

    ResponderExcluir