terça-feira, 3 de novembro de 2009

Ministério do Turismo seleciona 10 projetos de Apoio à Comercialização de Destinos Turísticos

Da Redação NotíciaJá
com informações da Assessoria de Imprensa do MTur


Balneário Camboriú, SC - O Ministério do Turismo (MTur) acaba de divulgar o resultado do processo seletivo de Projetos de Apoio à Comercialização de Destinos Turísticos no mercado interno. Ao todo, 181 propostas foram recebidas de todos os estados e do Distrito Federal.

Foram escolhidas 10 propostas, atendendo todas as Macrorregiões, sendo o valor de repasse do MTur de R$ 100 mil para cada uma das selecionadas. O projeto de Balneário Camboriú não foi aprovado.

Cada proposta foi analisada com base no projeto básico apresentado. Assim, foram selecionadas aquelas que estão de acordo com os critérios da avaliação e melhor defendem as atividades propostas.

A avaliação também ponderou sobre os seguintes aspectos: contrapartida; se o destino a ser contemplado pertence à região de influência dos 65 destinos indutores e o número de empresas vinculadas ao CADASTUR da região proponente.

Uma equipe de técnicos da Coordenação Geral de Eventos/Apoio à Comercialização (CGEV) foi responsável pela avaliação das propostas. Esse trabalho foi supervisionado pela coordenadora geral da área, Jurema Monteiro.

Para Jurema, o processo foi positivo e o MTur pretende fazer uma nova seleção no ano que vem. “A equipe ficou feliz com a realização desta seleção. Ela foi democrática e atingiu a todos os estados. Ao final, podemos dizer que nossas expectativas foram superadas, porque mesmo em curto espaço de tempo entre a divulgação do edital e a finalização das inscrições (15 dias), pudemos conhecer variáveis de todo o país. Os 10 projetos escolhidos nos mostram um rico panorama para a observação do desenvolvimento das propostas apresentadas, que certamente continuarão evoluindo nas estratégias de promoção dos destinos. A experiência foi igualmente frutífera para nós, do MTur, porque identificamos oportunidades de melhoria que nos ajudarão em novos processos”.

Os projetos selecionados serão inseridos no SICONV até o dia 15 de novembro de 2009 e adequados sob a orientação da equipe técnica da CGEV do Ministério do Turismo.

PRESS TRIP – Somente duas propostas da região Sul foram aprovadas, uma do Paraná e outra do Rio Grande do Sul. A Secretaria de Turismo de Balneário Camboriú apresentou um projeto de “Promoção de Press Trip”.

É uma proposta para a cidade publicidade positiva. É inteiramente um acordo comercial. A prefeitura investe tempo e dinheiro para trazer jornalistas e fotógrafos para visitar a cidade e conhecer os seus atrativos. Uma vez de volta para casa, os participantes escrevem suas histórias e divulgam imagens sobre o destino turístico.

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